Topo

10 dicas para cuidar da pele oleosa

Comente

A pele oleosa é o resultado da superprodução de sebo das glândulas sebáceas. Essas glândulas estão localizadas sob a superfície da pele. O sebo é uma substância oleosa feita de gorduras. O sebo não é tão ruim, pois ajuda a proteger e hidratar a pele e manter o cabelo brilhante e saudável. Demasiado sebo, no entanto, pode levar à pele oleosa, o que pode levar a poros entupidos e acne. Genética, alterações hormonais ou mesmo estresse podem aumentar a produção de sebo.

Pele oleosa e acne são difíceis de gerenciar. Ainda assim, os remédios caseiros geralmente reduzem os sintomas sem o uso de medicamentos prescritos ou esquemas dispendiosos de cuidados com a pele.

10 dicas para cuidar da pele oleosa

1. Lave o rosto

Parece óbvio, mas muitas pessoas com pele oleosa não lavam o rosto diariamente. Se sua pele for oleosa, você deve lavar seu rosto duas vezes ao dia, mas não exagere. Evite sabonetes aggressivos ou detergentes. Use um sabonete suave, como sabonete de glicerina.

2. Papéis absorventes

Veja também:

Esses pequenos e finos papéis não impedem que as glândulas sebáceas se esgotem, mas permitem que você retire o excesso de óleo do rosto para ajudar a minimizar a pele brilhante e oleosa. Papéis absorventes são baratos e disponíveis em qualquer farmácia. Use conforme necessário ao longo do dia.

3. Mel

O mel é um dos remédios mais reverenciados da natureza. Graças às suas capacidades antibacterianas e anti-sépticas, pode beneficiar a pele oleosa e propensa a acne. O mel também é um umectante natural, por isso ajuda a manter a pele úmida, mas não oleosa. Isso ocorre porque os umectantes retiram a umidade da pele sem substituí-la.

Para usar o mel no tratamento da acne e da pele oleosa, espalhe uma camada fina, de preferência crua, no rosto; deixe secar por cerca de 10 minutos e enxágüe bem com água morna.

4. Argila Cosmética

Argilas cosméticas, também chamadas de argilas de cura, são usadas para ajudar a absorver o óleo da pele e tratar muitas condições da pele. A argila verde francesa é um tratamento popular para a pele oleosa e acne, uma vez que é altamente absorvente. Argila verde francesa vem em forma de pó.

Para fazer uma máscara de argila verde francesa digna de spa:

  1. Adicione água filtrada ou água de rosas a cerca de uma colher de chá de barro até formar uma consistência de pudim.
  2. Aplique a mistura de argila no rosto e deixe-a até que ela seque.
  3. Retire a argila com água morna e seque.
  4. As máscaras de argila removidas com água são muito mais suaves em sua pele do que as máscaras descascadas.

5. Farinha de Aveia

Farinha de aveia ajuda a acalmar a pele inflamada e absorver o excesso de óleo. Também ajuda a esfoliar a pele morta. Aveia deve ser usada em máscaras faciais moída. Ela pode ser combinado com iogurte, mel ou purê de frutas, como banana, maçã ou mamão.

Para usar farinha de aveia em seu rosto:

  1. Combine 1/2 xícara de aveia moída com água quente para formar uma pasta.
  2. Acrescente 1 colher de sopa de mel.
  3. Massageie a mistura de farinha de aveia em seu rosto por cerca de três minutos; Enxágüe com água morna e seque.
  4. Como alternativa, aplique a mistura de farinha de aveia no rosto e deixe-a por 10 a 15 minutos; Enxágüe com água morna e seque.

6. Claras de ovos e limão

Claras de ovos e limões são um remédio popular para a pele oleosa. Ambos os ingredientes são pensados ​​para fechar os poros. O ácido em limões e outras frutas cítricas pode ajudar a absorver o óleo. Esta não é uma boa escolha para pessoas com alergias ao ovo. De acordo com um estudo de 2008, limões têm habilidades antibacterianas.

Para fazer uma máscara fácil de clara de ovo e limão:

  1. Combine 1 clara de ovo com 1 colher de chá de suco de limão espremido na hora.
  2. Aplique no rosto e deixe-a no rosto até a máscara secar.
  3. Retire com água morna e seque.

7. Amêndoas

Amêndoas moídas não só trabalham para esfoliar a pele, mas também ajudam a absorver o excesso de oleosidade e impurezas.

Para usar uma esfoliação facial com amêndoas:

  1. Moa as amêndoas cruas para fazer 3 colheres de chá.
  2. Adicione 2 colheres de sopa de mel.
  3. Aplique no seu rosto suavemente, em movimentos circulares.
  4. Lave com água morna e seque.
  5. Você também pode fazer uma máscara de amêndoa moendo as amêndoas em uma pasta antes de adicionar o mel. Deixe a máscara por 10 a 15 minutos. Lave com água morna e seque. Não use se você tem alergia à amêndoas.

8. Aloe vera

Aloe vera é conhecida por seu uso em queimaduras suaves e outras condições da pele. De acordo com a Mayo Clinic, há boas evidências científicas de que ajuda a tratar a pele escamosa causada por manchas oleosas. Muitas pessoas usam aloe vera para tratar a pele oleosa. Você pode aplicar uma camada fina em seu rosto antes de dormir e deixá-lo até a manhã seguinte. Aloe vera é conhecido por causar reação alérgica na pele sensível. Se você não usou aloe vera antes, teste uma pequena quantidade em seu antebraço. Se nenhuma reação aparecer dentro de 24 a 48 horas, deve ser seguro usar.

9. Tomates

Os tomates contêm ácido salicílico, um remédio caseiro comum para acne. Os ácidos do tomate podem ajudar a absorver o excesso de oleosidade da pele e ajudar a desobstruir os poros. Para fazer uma máscara de tomate esfoliante:

  1. Combine 1 colher de chá de açúcar com a polpa de 1 tomate.
  2. Aplique na pele em movimentos circulares.
  3. Deixe a máscara por 5 minutos.
  4. Enxágue bem com água morna e seque.
  5. Você também pode aplicar apenas polpa de tomate ou fatias de tomate na pele.

10. Óleo de Jojoba

Embora a idéia de aplicar óleo na pele oleosa pareça contraproducente, o óleo de jojoba é um remédio popular para tratar pele oleosa, acne e outros problemas de pele. Acredita-se que o jojoba imite o sebo na pele para "enganar" as glândulas sebáceas, produzindo menos sebo e ajudando a manter os níveis de óleo equilibrados. Não há pesquisa científica para apoiar esta teoria. Ainda assim, um estudo de 2012 descobriu que a aplicação de uma máscara feita de argila de cura e óleo de jojoba duas a três vezes por semana ajudou a curar as lesões da pele e acne leve.

Um pouco de óleo de jojoba percorre um longo caminho. Usar muito pode piorar a pele oleosa. Tente massagear algumas gotas na pele limpa alguns dias por semana para ver como você reage. Se você gostar dos resultados, aplique diariamente.

Prevenindo a pele oleosa

Quando a pele oleosa é causada por genética ou hormônios, é difícil prevenir. Praticar cuidados consistentes com a pele e evitar alimentos não saudáveis, como frituras, alimentos ricos em açúcar e alimentos processados, pode ajudar.

É tentador usar cosméticos pesados ​​para cobrir os efeitos da pele oleosa, mas isso pode piorar a condição. Quando a pele oleosa atua, reduza o uso de maquiagem, especialmente a base. Escolha produtos à base de água em vez de à base de óleo. Procure produtos rotulados como não-comedogênicos que tenham menor probabilidade de obstruir os poros.

Muitas pessoas reivindicam remédios caseiros para o trabalho de pele oleosa. A maioria dos remédios não é bem pesquisada. O sucesso de um remédio caseiro depende de muitas coisas, como sua situação específica e a qualidade dos produtos que você usa.

É possível desenvolver alergias a remédios que você usa há algum tempo. Se a sua pele se tornar sensível a qualquer produto, interrompa o uso.

Se um remédio caseiro piorar os sintomas, pare de usá-lo e entre em contato com seu médico ou um dermatologista. Você também deve procurar ajuda médica se os sintomas da pele oleosa, como acne são graves, uma vez que podem levar à infecção ou cicatrizes.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: