Desenhos de Pica Pau

Desenhos de Pica Pau

O Pica Pau (cujo nome original é Woody Woodpecker) é um dos personagens de desenho animado mais famosos de todos os tempos. Trata-se de um personagem criado a partir do pássaro de mesmo nome, de maior sucesso do estúdio de Walter Lantz e que ganhou o mundo através da distribuição da Universal Pictures.

O personagem nasceu oficialmente no ano de 1940 e pode ser considerado como parte de uma turma de personagens animados “malucos” que foram criados na mesma época e que acabaram tendo um grande apelo junto as crianças, fugindo um pouco das estruturas “certinhas” que eram aplicadas especialmente nas produções da Disney.

Não é possível afirmar que o personagem Pica Pau acabou sendo um sucesso inesperado, uma vez que Walter Lantz afirmou por diversas vezes que trabalhou arduamente para tornar este pássaro em uma estrela completa, como uma forma inclusive de alavancar o estúdio que estava nascendo.

E o sucesso do Pica Pau acabou sendo possível pois seu criador realmente acreditou no potencial que ele carregava, já que a animação não foi aprovada da primeira vez que o animador mostrou para o chefe de departamento da criação da Universal Studios. O animador conseguiu fazer algumas alterações na composição da personagem, até que ele conseguisse ser aprovado pela Universal. O resultado acabou sendo um grande sucesso.

Um fato curioso sobre a criação do personagem: o Pica Pau acabou sendo inspirado em um pássaro do mesmo nome que teria passado boa parte durante a madrugada da noite de núpcias do desenhista bicando o telhado da cabana, o que acabou inclusive inspirando um episódio completo de Pica Pau.

O personagem passou por uma série de mudanças, sendo que é possível perceber ao longo da série que o desenho realmente mudava. O primeiro personagem acabou ficando conhecido como “pica pau biruta”, onde ele era maior e com um aspecto mais “maluco”. Com o tempo ele foi ficando menor e com uns traços mais simples.