Topo

Quer crescer na carreira? Veja coisas que diferenciam profissionais e amadores

Comente

Crescer na carreira é o sonho de uma grande parcela da população. O fato, porém, é que, quer seja por ignorância ou por falta de vontade, muita gente acaba não buscando esse crescimento da maneira que deveria, ignorando, por exemplo, algumas características simples que podem diferenciar um profissional de um amador.

Por mais que a observância desses detalhes não seja por si só garantia de crescimento na carreira, é fato que ignorá-los só tornará mais longa a caminhada rumo a esse objetivo. Dito isso, portanto, é hora de conferir alguns desses importantes traços que podem ser importantes no avanço da carreira. Confira!

Características que distinguem profissionais e amadores

Quer crescer na carreira? Veja coisas que diferenciam profissionais e amadores

Profissionais conquistam o respeito, não impõem

Exercer liderança sobre uma equipe não é fácil, mas, para quem lida com essa responsabilidade, é preciso ter consciência de que o primeiro passo é conquistar o respeito. E por conquistar, não estamos falando em impôr, muito pelo contrário. As atitudes diárias no contexto de trabalho é que falarão por si, fazendo com que aos poucos os companheiros de equipe passem a respeitá-lo naturalmente.

Veja também:

Na contramão desse cenário, os amadores fazem de tudo para impôr o respeito, mesmo que suas ações não sejam condizentes com aquilo que cobra de seus liderados. Isso é o que deve ser evitado.

Profissionais amam a pontualidade

Os grandes profissionais são, em sua maioria, pontuais. Os amadores, por outro lado, não dão a devida importância e respeito aos compromissos dos demais, o que é evidenciado pela não pontualidade. Para quem deseja crescer na carreira, portanto, um bom princípio é ser pontual, tanto nas reuniões, quanto no expediente de trabalho e outros compromissos agendados.

Profissionais trabalham pelo crescimento da empresa

Empreendedorismo não tem que ser uma característica própria do dono da empresa, muito pelo contrário. As empresas estão cada vez mais interessadas em profissionais que pensam no bem dos negócios, por isso, têm mais chances de sucesso aqueles que conseguem elaborar planos capazes de otimizar o crescimento da empresa.

Isso vai na contramão do que pensam os amadores, que não nutrem uma ambição positiva capaz de levar a empresa e consequentemente a própria carreira a atingir todo o seu potencial.

Profissionais buscam aprendizado constante

Os profissionais que se preocupam com crescimento da carreira normalmente são também aqueles que buscam aprender constantemente, ou seja, veem cada dia como uma oportunidade única de aprender coisas novas. Com isso em mente, eles buscam se aperfeiçoar diariamente, procurando não só informações sobre seu ramo de atuação, mas também sobre tudo que envolve o progresso, como inovações tecnológicas, relações empresariais, etc.

Os amadores, por outro lado, costumam ser arrogantes, o que os torna cegos para a necessidade de aprender mais. Eles se julgam melhores que todos e donos da verdade absoluta, o que naturalmente, é um grande erro.

Profissionais sabem ouvir opiniões

Um profissional sabe o momento certo de ouvir opiniões da equipe e ponderar a respeito do que ouve, ainda que é dito vá de encontro à própria crença e filosofia de trabalho. Ele considera que cada um da equipe tem um papel importante no crescimento da empresa, e que, portanto, todos têm o direito de opinar desde que estejam comprometidos com esse crescimento.

Os amadores, por outro lado, preferem não ouvir as demais pessoas e nem considerar opiniões alheias, o que pode gerar não só conflitos no ambiente de trabalho, como também uma estagnação no avanço da empresa.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: