Topo

7 hobbies que podem causar uma boa impressão no currículo

Comente

Na hora de preparar o currículo para a busca de um novo emprego, uma dúvida em particular costuma incomodar muita gente: realmente vale a pena incluir os hobbies no preenchimento das informações pessoais? A resposta a essa pergunta pode ter muitas variáveis e tudo depende do tipo de hobbie que se possui.

De modo geral, vale notar também que a inclusão de hobbies no currículo tende a funcionar melhor para quem acabou de se formar ou ainda não tem muita experiência profissional. Para quem já tem uma extensa lista de atividades profissionais, pode ser mais prudente não incluir hobbies.

Em todo caso, porém, se a pessoa nutre um hábito que de alguma forma pode contribuir – ainda que indiretamente – no desempenho da função para a qual está se candidatando, então sim, vale a pena incluí-lo. Agora, não vale, por exemplo, inventar um hobbie apenas para maquiar o perfil e conseguir a vaga, até porque, cedo ou tarde a verdade vem à tona.

Além disso, especialistas consideram que alguns hobbies podem ser mais interessantes que outros dependendo da profissão e cargo pretendido. A seguir você confere algumas das opções que podem deixar uma boa impressão.

Hobbies que podem ser úteis no currículo

Fotografia

Uma pessoa que tem o hobbie de tirar fotos pode pensar em assumir isso no currículo se estiver se candidatando a uma vaga de diretor criativo ou outro cargo relacionado ao marketing digital, por exemplo. Isso de certa forma demonstra criatividade e paciência, dois fatores importantes para obter sucesso na área.

Vídeo

Com a evolução tecnológica, qualquer pessoa pode fazer vídeos com grande facilidade usando até mesmo a tela do celular. E para quem realmente gosta de criar esse tipo de conteúdo, a boa notícia é que o hobbie pode ser bem visto no currículo.

Isso é importante não só porque há uma certa demanda por profissionais que saibam lidar com formatos de vídeo – seja para uma apresentação, palestra, reunião, ou outra coisa dessa natureza – como também pode sugerir o perfil de uma pessoa precisa e focada.

Viagem

Gostar de viajar também é uma qualidade que pode cair bem no currículo. Isso sugere o perfil de uma pessoa aventureira, que gosta de experimentar coisas novas. Quem tem esse hobbie, portanto, deve considerar a inclusão na lista de informações.

Leia também:

Esportes de resistência

Esportes de resistência denotam superação e persistência, duas características cada vez mais valorizadas no ambiente corporativo. Isso significa que, quem tem o ciclismo, triatlo, maratona, ou qualquer outro esporte de resistência como hobbie, deve considerar a inclusão dessa informação no currículo. Normalmente pega bem.

Esportes de equipe

Esporte em equipe, por sua vez, sugere um perfil agregador, de quem sabe trabalhar em grupo. Quem tem na lista de hobbies algum esporte como futebol, basquetebol, handebol, voleibol, ou qualquer outro praticado em equipe, portanto, também deve considerar incluir isso no currículo.

Programação

Quem gosta de programar nas horas vagas ou tira um tempo para aprender sobre o assunto por meio de algum curso online, por exemplo, também pode querer incluir essa informação na lista de hobbies. Isso tende a soar bem principalmente se o interesse é por uma vaga na área de novas tecnologias.

Palavras cruzadas e xadrez

Esses hobbies estimulam o raciocínio e também podem ser de grande valor no currículo. Eles denotam um perfil de pensamento analítico e/ou estratégico com grande potencial para a solução de problemas.




Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: