Topo

Disney e Fox firmam um acordo de fusão

Publicidade
Comente

A Disney acabou de aumentar as apostas na luta pela 21st Century Fox. A empresa adoçou sua oferta na quarta-feira - US $ 71,3 bilhões para o estúdio de cinema da Fox, junto com as redes de esportes regionais da Fox e canais a cabo como FX e National Geographic.

Isso é mais do que a Comcast de US $ 65 bilhões (CMCSA) oferecida há uma semana. A Disney inicialmente havia oferecido US $ 52,4 bilhões pela Fox em dezembro.

As duas empresas firmaram acordo

Disney e Fox  firmam um acordo de fusão

A Fox descreveu a oferta da Disney como superior e as duas empresas firmaram um acordo de fusão. Mas isso não significa que é um negócio feito. Rupert Murdoch, presidente executivo da Fox, disse que a Fox está aberta a melhores ofertas. A 21st Century Fox é o próximo grande prêmio que a indústria de mídia consolida para sobreviver contra concorrentes como a Netflix e o Facebook. Na semana passada, um juiz assinou a compra da Time Warner, controladora da CNN, pela AT & T.

Publicidade

Essa decisão do tribunal abriu o caminho para a tentativa da Comcast de roubar a Fox da Disney. Como a AT & T, a Comcast é uma distribuidora de conteúdo que quer comprar um criador de conteúdo. A vitória da AT & T foi vista por alguns como uma luz verde para uma parceria da Comcast-Fox.

O CEO da Disney, Bob Iger, pensa o contrário. Durante uma ligação com investidores na quarta-feira, ele apontou que a Disney já trabalha com reguladores há meses. "Acreditamos que temos uma oportunidade muito melhor - tanto em termos de aprovação quanto de aprovação - do que a Comcast neste caso", disse ele. Iger acrescentou que a Comcast ainda pode ter obstáculos regulatórios significativos. A empresa não é apenas um provedor de TV a cabo, ele disse, mas também um provedor de banda larga. Esse tipo de propriedade não foi abordado no caso da AT & T. "É simplesmente uma comparação entre maçãs e laranjas", disse Iger.

A nova oferta da Disney é essencialmente a mesma que a primeira - apenas com uma avaliação mais alta para os ativos da Fox. Mas ela vem com uma mudança importante para evitar a oferta em dinheiro da Comcast: uma cláusula que permite aos acionistas da Fox decidir se aceita o pagamento em dinheiro ou ações. A opção de dinheiro mostra que a Disney, como a Comcast, está disposta a assumir dívidas para a Fox, um sinal do quanto a empresa quer vencer. "Sempre indicamos que nosso balanço patrimonial não era apenas um ativo financeiro, mas o considerávamos como um ativo estratégico", disse Christine McCarthy, diretora financeira da Disney, a investidores na manhã de quarta-feira. "Se houvesse uma aquisição convincente que determinássemos que valêssemos nossa alavancagem, certamente consideraríamos isso." Comprar Fox, ela acrescentou, "é uma dessas oportunidades".

Diney ou Comcast?

Publicidade

Analistas de Wall Street dizem que o mix de dinheiro e ações coloca a Disney em uma posição melhor do que a Comcast. McCarthy disse que a Disney espera que o pagamento entre ações e dinheiro se iguale, o que significa que a companhia precisaria levantar cerca de US $ 36 bilhões em dívidas para financiar o negócio.

A Comcast precisaria de muito mais dívida - até US $ 65 bilhões - para pagar sua oferta em dinheiro. E poderia ter que pegar mais emprestado se fizer uma contraproposta mais alta. A oferta inicial da Comcast, se aceita, a tornaria uma das empresas mais endividadas do mundo em termos de dólares, excluindo os bancos, de acordo com a empresa de classificação da Moody's. Tanto a Disney quanto a Comcast também assumiriam a dívida da Fox.

Veja também:

"Antes, a única questão pendente era se o conselho e a diretoria da Disney iriam para o tatame nesta transação", escreveram os analistas da MoffettNathanson em uma nota de pesquisa. A resposta, acrescentaram, "é claramente sim". Murdoch disse que a Fox acredita que a oferta da Disney é melhor que a da Comcast - mas consideraria ofertas de outras empresas, incluindo uma proposta revisada da Comcast. Se isso vai se juntar não é claro. A Comcast não respondeu imediatamente a um pedido de comentário.

Trip Miller, acionista da Disney e sócia-gerente da Gullane Capital Partners, disse que o anúncio do começo da manhã da Disney provavelmente seria um "movimento estratégico". A diretoria da Fox deveria discutir a proposta da Comcast na quarta-feira durante uma reunião programada regularmente. "Eles adoram se desequilibrar e se impedirem", acrescentou Miller. "Eu acho que haverá muito mais xadrez jogado neste jogo em ambos os lados."

Ele não tinha certeza, no entanto, como seria uma contra-oferta da Comcast. Um ponto de discórdia para os Murdoch pode ser que aceitar uma oferta que consiste inteiramente em dinheiro seria uma obrigação para a Fox com uma pesada taxa de imposto. "Eu acho que a Comcast tem que voltar com algo criativo para resolver esta situação fiscal", acrescentou Miller.

A Fox adiou uma reunião de acionistas que havia sido marcada para 10 de julho. Assim, as partes interessadas não escolherão um vencedor em breve. A Fox terá que pagar à Disney uma taxa de rompimento de US $ 1,5 bilhão se desistir do acordo. "Estamos extremamente orgulhosos dos negócios que construímos na 21st Century Fox e acreditamos firmemente que essa combinação com a Disney vai gerar ainda mais valor para os acionistas", disse Murdoch. Os acionistas da Fox receberiam 27,45% da Disney


Comentários (0) Postar um Comentário

Nenhum comentário encontrado. Seja o primeiro!

Oi, Bem-vindo!

Acesse agora, navegue e crie sua listas de favoritos.

Entrar com facebook Criar uma conta gratuita 
Já tem uma conta? Acesse agora: